martes, 16 de febrero de 2010

A ILHA DO AMOR


"Sa Cova d'en Xoroi" (Uma estória de amor)
Menorca é a segunda ilha maior do Arquipélago das Ilhas Baleares.
Na semana passada ficou toda branca pela neve desse inverno duro e largo. Também o passado domingo foi o dia de Sao Valentim, dia dos namorados.
Esses dois fatos me fizeram lembrar uma estória de amor que teve lugar nessas terras e que deu lugar a um topônimo, que hoje em dia ainda segue vivo: "Sa cova d'en Xoroi".
Faz muito tempo, depois da conquista das Ilha pelo Rei Jaume Iº e da sua colonizaçao pelos cristaos catalaes, os mouros que nela habitavam foram-se, os que puderam, outros morreram e alguns ficaram como escravos, eles e os seus descendentes, trabalhando no campo ou como criados.
Por essa época, nas fazendas e vilas, começou uma etapa de roubos pequenos: alimentos, roupas e diferentes objetos; que no princípio nao preocupou as autoridades.
O tempo foi passando e um dia, uma mocinha de Biniedris (nome duma casa de campo) desapareceu misteriosamente.
Esse feito abalou as fazendas e vilas e também as autoridades que começaram a investigar tao estranha desapariçao.
Mas o tempo foi passando e nada mais se soube da donzela.
Os pequenos furtos e roubos foram seguindo e as hipóteses sobre os autores geravam dúvidas e contradiçoes.
Até que um dia uma grande nevada se abatiu sobre Menorca e a gente do povo viu que se tinha roubado numa fazenda vizinha, comida e roupa.
As autoridades seguiram as pisadas que havia sobre a neve fresca que cobria todo o chao e que os levava até um precipício que dava ao mar.
Aí, nesse abismo, se abria uma grande cova. Com cordas baixaram e alí estava um mouro que protegendo umas crianças e uma mulher lutava desesperadamente.
Era uma luta desigual, sentiu-se tao assustado que apanhou a maozinha do seu filho mais velho e se tirou ao mar.
Repararam que lhe faltava uma orelha (que na língua catalana se diz "xoroi" a quem tem uma orelha menos, também se sabe que os mouro cortavam uma orelha a quem dizia uma mentira).
Naquela cova tao grande, tinha vivido o mouro com a mocinha de Biniedris e o fruto do seu amor: tres filhinhos.
Nao sabemos o que passou depois, imaginamos que a mulher se refugiou com a sua família ou quem sabe foi repudiada pela sociedade, dizem que ainda existem os seus descendentes.
O que sei, já que visitei a cova, que agora tem um acesso mais fácil, ainda que perigoso, é que se converteu em uma "discoteca" (boate).
De certa forma ainda acolhe um ninho de amor. Um ninho no meio do precipício e com vistas ao mar Mediterrâneo, uma vista magnífica!
"Sa Cova d'en Xoroi" segue sendo um lugar de lenda.