jueves, 17 de diciembre de 2009

A ILHA DA ILHA

SÓLLER
"Una illa dins una illa". Uma ilha dentro de outra ilha, essa podia ser a definiçao da minha cidade.
As suas características geográficas, um vale entre montanhas, fez que durante séculos vivesse longe das outras vilas e cidades de Mallorca, o que lhe deu um caráter próprio e um jeito bem especial.
Esse feito de estar rodeada de montanhas (Serra de Tramuntana e Serra des teix) e grandes torrentes, muitas fontes e uma populaçao estável, fez até um micro clima (muitas chuvas e até neve no inverno e épocas de secagem no verao).
O clima e a geografia marcaram o caráter e as circunstâncias vitais da sua gente.
Mas vamos por partes: Sóller foi habitada desde a pré-história, os habitantes mais antigos de Mallorca acharam-se nos seus terrenos (Cova de Muleta), o feito é que desde o calco lítico, bronze antigo e idade de ferro, há vestígios, desde covas de enterramento até restos de "talaiots" e hábitats, em mal estado pelo uso da pedra na construçao de terraços (marges) para agüentar a terra e das casas, feitas de pedra.
Até o seu topônimo: "Sóller" se considera uma palavra da língua desaparecida desses primeiros habitantes.
Da época romana, ficou pouca coisa, moedas e algum outro resto material.
Do domínio mulçumano, parece que herdamos toda uma tradiçao de canais de água para o regado (sèquias, qanats), que como veias levavam às aguas para os diferentes hortos e jardins da cidade.
Também dessa época nos resta muitos nomes de lugares como "Biniaraix" (onde naceu o meu pai), "Binidorm", "Binibassí" etc. onde "Bini" teria o significado de filho ou penha.
Da conquista do rei Jaume I de Catalunha e Aragó e a posterior colonizaçao vem a nossa língua (catalana), os costumes, os sobrenomes, as tradiçoes, a fundaçao das cidades, vilas, igrejas, conventos, ruas etc.
Ao redor de 1236 aparece a primeira igreja de Sóller, onde agora existe a atual e até os anos 1553/1561, a cidade foi crecendo, porém nessa época, o constante ataque dos piratas, que entravam pelo Pôrto de Sóller, obrigou a botar portas e fortificar a igreja, que ainda conserva parte da muralha nos nosso dias.
A batalha dos 11 de maio de 1561 foi tao importante para a história da nossa cidade que ainda hoje em dia se lembra através duma recreaçao onde participa os seus habitantes, vestindo tanto como piratas como cristaos e fazendo uma festa tanto colorida como barulhenta (pelas armas de fogo), que recreiam as lutas e por suposto a vitória dos Sollerics, onde se repete gritos como :"Moros en terra, moros en guerra".

1 comentario:

Marcos Santos dijo...

Bacana essa história. Aqui a toponímia é em grande parte de origem Tupi-Guarani, como ocorreu aí, com a herança muçulmana nos nomes dos lugares.