miércoles, 3 de diciembre de 2008

A ILHA DA TRADIÇAO-3





As Casas de Neve (Nevaters)

Um antigo oficio, hoje desaparecido, ia ligado ao inverno, a época das neves.

Esse trabalho era o dos "nevaters", que vigiavam o tempo e quando sabiam que ia a fazer neve, subiam a montanha e recolhiam a neve em casas construidas para isso, "cases de neu".

Essas casas se faziam em partes onde nao pegava o sol e estava a bastante altura, que no caso de Mallorca é uns mil metros (a montanha mais alta, o "Puig Major" faz 1.450m.).

Fazia-se um buraco no chao, de forma quadrada ou de elipse e se forrava a parede com pedras e depois se botava um telhado, feito de madeira e mato, com aberturas onde os "nevaters" botavam a neve. Uma vez que faziam uma capa de certa largura, começavam a pisar e pisar até compactar a neve em gelo (o faziam descalços) e depois o tapavam com "càrritx", uma espécie de mato. Faziam muitas capas até chegar ao telhado e o deixavam lá.

Quando chegava o verao, eles subiam a montanha e baixavam o gelo, com ajuda de burros e asnos, em peças, tapadas de mato e geralmente pela noite até as vilas e cidades, tanto para a gente como para hospitais e cafés.

Com a eletricidade começou a fazerem-se gelo e mais modernamente, surgiram à geladeira e o congelador, etc.

Desse trabalho só restam às casas de neve na montanha e uma cançao popular que diz:

"Pitgem sa neu

tots estan dins les cases

peguen potades

Antoni, en Joan i n'Andreu."

1 comentario:

Marcos Santos dijo...

Legal!

Gostei da história dos nevaters. Provavelmente eram pessoas simples, que tiravam das forças da natureza, uma forma de sustentar suas famílias.
Muito bonito.

Beijo
do Marcos