miércoles, 20 de abril de 2011

A Ilha Antiga-4


O COELHO GIGANTE


Ainda que nós estejamos em tempo de Páscoa, nao vou falar dos coelhos e ovos de chocolate, senao dum animal de verdade, que existiu em tempos antigos na ilha de Menorca.
Menorca é a segunda ilha em tamanho do Arquipélago das Baleares. Ecologicamente é a mais sustentável e a que sofreu menos a pressao urbanística desenfreada, também nela conservaram-se melhor os monumentos pré-históricos, com originalidades como as "taulas" ou os poços escavados na roca viva como o da "Patarrà" assim como outros elementos próprios dos seus habitantes daquela época.
Mas vamos ao coelho, o animalzinho, ou melhor, animalao, viveu faz uns cinco milhoes de anos nessa ilha, ele pesava perto de 15 quilos, coisa que se via favorecida pela falta de depredadores, assim que nao tinha bom ouvido, nem saltava como os coelhos de hoje em dia.
Dizem que nas ilhas, a falta de inimigos propicia que os animais pequenos se mudam em grandes e vice-versa. Assim que temos coelhos gigantes (Nuralagus Rex), tartarugas gigantes e bois anoes etc.
O coelho se movia com as palmas das maos, retinha mais gordura e filtrava mais elementos nutritivos e se crê que a vinda do "myotragus", uma espécie de cabra-rata que viveu em Mallorca foi a causa da sua desapariçao.
Vamos que hoje em dia o tal coelho seria a estrela de uns dos pratos típicos da nossa cozinha: Coelho com cebola (conill amb ceba).
Boa Páscoa e visca el Barça!

Foto: Fóssils dos ossos de esquerda a direita: Myotragus, coelho gigante e coelho de campo.
Recreaçao do coelho gigante e o seu hábitat.


1 comentario:

Sara dijo...

Eu não sabia que essa história é muito interessante. Eu tenho dois coelhos e são animais muito sábio e amoroso. Eu quero saber se você conhece as melhores vitaminas para coelhos. Eu sei Cepav , você me recomendas? obrigado