domingo, 17 de agosto de 2008

ILHA DA TRADIÇAO


Vocês devem estar perguntando onde está a magia dessa Ilha onde vivo. Nao é nenhum parque de cartao pedra, nem tampouco Disneylandia. É somente uma ilha, com seus costumes, sua tradiçao e sua magia.
Uma magia que vem do seu clima, do seu entorno e, sobretudo da natureza: a terra, as montanhas, as árvores, o mar e a agricultura.
Quando os homens e mulheres nao conheciam a ciência da meteorologia, suas respostas estavam nas estrelas, na lua, no sol e os seus equinócios e solstícios e é do Solstício de verao que eu quero falar.
Agora nós estamos em verao, uma estaçao que começou precisamente no solstício, isso é no dia 24 de junho.
Essa data no calendário religioso é o dia de Sao Joao Baptista, que predicava a presença de Jesus.
Como alguns dizem, Jesus veio a substituir um deus solar, de aí o seu nascimento no solstício de inverno (25 de dezembro) e a sua ressurreiçao, coincidindo com a primeira lua nova da primavera.
Pois aquí na Ilha existe uma crença que na noite da véspera de Sao Joao (uma noite mágica por excelencia), os meninos que tinham problemas de hérnia, eram levados pelos pais a uma árvore de vime, onde se cortava um galho pela metade es as crianças eram passadas nuas entre as dois partes da rama. Isso se faz na alba do dia 24 em um horto concreto da ilha e é uma crença antiga da qual se desconhece a origem.
Nao sei dizer se é efetiva ou nao, o feito é que ainda hoje se faz e há uma fila de gente esperando e também a televisao e os jornais falam do tema.
Como vocês podem ver, a magia está no coraçao das pessoas e quem sabe nas árvores, pois esse pé de vime é cuidado como um tesouro.

1 comentario:

Marcos Santos dijo...

Os antigos druidas sabiam dos poderes mágicos da natureza. A perfeita comunhão de ambos, fazia com que sua coexistência pudesse ser possível. Hoje o que resta são resquícios de tradições, de um tempo em que a natureza fazia parte de nossas vidas.

Beijo