martes, 7 de octubre de 2008

A ILHA ECOLÓGICA



"SALVEM SA DRAGONERA"

Faz uns trinta anos, um grupo de jovens, a maioria menores de idade, decidiu fazer um gesto, ao qual vamos agradecer toda a vida.
Eles resolveram invadir e ocupar a pequena ilha de "Sa Dragonera".
Essa ilha, que está no poente de Malhorca e pertence ao município de Andratx; estava baixa a ameaça duma empresa "Patrimonial Mediterránea S.A.", cuja idéia era urbanizar a zona com um cassino, hotel, heliporto e um bairro para trabalhadores.
No dia 7 de julho de 1977 (fazia pouco das primeiras eleiçoes democráticas na Espanha), esses jovens valentes, alugaram uma barca e com alguns víveres foram para a ilha e alí botaram um grande cartel que dizia: "Salvem Sa Dragonera".
Malhorca, naquela época, vinha sofrendo um processo de urbanizaçao brutal que até criou um neologismo "balearització", que significa construir duma maneira selvagem, sem planificaçao e sem respeito para o meio ambiente com a intençao de especular com a terra e os edifícios. Esse processo dura até agora.
Bem no que íamos, esses jovens foram atacados pelos partidos políticos e tratados de loucos, atrasados e que queriam impedir o progresso.
Mas eles recebiam o apoio de mais de trezentas pessoas (escritores, artistas, jornalistas etc.), que mantinha o contato entre "Sa Dragonera" e Malhorca.
Nós, (os estudantes), comprávamos pôsteres, propaganda etc. para ajudar aqueles jovens.
Foi uma mobilizaçao da sociedade, de gente de diferentes ideologias, mas amantes da natureza.
Esse feito durou até que houve um acordo em comprar a ilha por parte das autoridades.
Em 1987 (10 anos depois), o "Consell de Mallorca" (govêrno autônomo da Ilha) comprou "Sa Dragonera" e em 1995, ela foi declarada "Parque Natural".
Hoje em dia você pode visitar e passear por ela. Ali vivem aves e umas pequenas lagartixas, que aquí dizemos "dragons", em liberdade, pois as ilhas pequenas sao o seu último refúgio.
Os "dragons", a vegetaçao, a paisagem e o mar fazem dessa ilha um lugar maravilhoso.
A vingança veio depois, já que a costa de Andratx foi urbanizada duma forma tao selvagem que faz mal nos olhos, mais isso eu vou contar mais adiante.
O importante é que aqueles jovens, hoje gente trabalhadora, pais e maes de família, foram capazes de fazer do seu sonho, uma realidade.
Eles nao eram muito conscientes do que passaria, mas graças a eles o Dragao venceu a máquina escavadora e o sonho fez-se real como um conto de fadas.

2 comentarios:

Joice Worm dijo...

Não há dúvida que a união faz a força, não é amiga? E pelos tempos que correm, ainda temos muito porque lutar...

Marcos Santos dijo...

No Brasil de 1977, nós estávamos caminhando para um processo de liberdade de expressão, mas ainda não teríamos chance contra a ditadura militar, que por diversas vezes implementou atentados contra a sociedade civil, como a carta bomba da ABI e OAB (1976), culminando com a bomba do Rio Centro (maio de 1981), que felizmente estourou no colo dos facínoras.
Ao contrário do que possa parecer, essa mobilização dos estudantes espanhóis eram sim, uma operação de grande risco, pois governos totalitários, mesmo em agonia, não mediam seus esforços para manterem-se no poder e uma de suas maiores ojerizas, era a liberdade de mobilização e expressão.
Esses meninos anônimos, hoje trabalhadores, pais e mães de família, foram os heróis de sua época.
Ótimo post!