viernes, 3 de octubre de 2008

A ILHA DA TRADIÇAO-2



"ESCLATA-SANGS"

Quando chega o outono aqui no Mediterrâneo, aparece uma espécie de febre que é muito contagiosa.

Essa febre tem un nome: COGUMELOS.

Numa ilha como Mallorca onde antanho os recursos eram escassos e a fome e a miséria abundantes, o nativo tinha que procurar comida onde fosse e os poucos frutos da terra eram muito apreciados.

Desde os humildes caracóis (prato muito requerido na minha cidade) até os "esclata-sangs" (cogumelos próprios de Mallorca) mais a caça e a pesca.

Esses frutos da terra eram tao importantes que até o rei Jaume 1º regulou a sua colheita nas montanhas e torrentes da ilha. Isso é que todos os seus súditos tinham direito de apanhar e colher nos montes e pescar nas costas assim como caçar.

Com o passo do tempo, houve muitos conflitos entre o povo e os diferentes propietários dos territórios com eternos enfrentamentos judiciais até que se chegou a um acordo entre os donos e as prefeituras em conceder determinadas zonas "Comunes" para que a gente pudesse ir a procurar lenha, caracóis, cogumelos e caça. Na beira do mar se deixou uma zona de passo para os pescadores.

Hoje em dia, as prefeituras cobram um imposto para essas atividades em conceito de cuidar e manter limpa a montanha e acomoda um pequeno espaço para que a gente possa passear e fazer um churrasco ou uma paelha e as crianças possam correr e brincar.

Existem muitas espécies de cogumelos comestíveis, ainda que haja de tóxicos e até venenosos. É uma coisa que se tem de conhecer. O mais apetitoso na nossa Ilha é o "esclata-sang" (lactarius sanguifluus). Surge entre os pinheiros e as matas. Quem sabe os lugares o mantêm em segredo, que algumas vezes passa de pai a filho.

No mercado tem um alto preço e sao muito gostosos torradinhos com azeite, sal e pimenta, no forno ou acompanhando carne de porco ou com um arroz com carne e verduras etc.

É a felicidade de colher sem ter plantado, de achar caminhando e cheirando o perfume da montanha, seu ar humido e limpo e quando chega a casa, torrar-los na lareira e sentir de novo o ar do campo, da liberdade e compartir com a família e os amigos a gesta de ter encontrado os tao valiosos "esclata-sangs".

(foto:Joan Maiol (esclata-sangs trobats a sa Pobla-Mallorca)

2 comentarios:

Marcos Santos dijo...

Aqui em casa nós adoramos cogumelos. Não podemos colher no campo, pois esses normalmente são venenosos, mas algumas espécies como o shitake, são produzidos em grande escala e vendidos no mercado. Esse da foto, foram colhidos por vocês? É uma grande quantidade.

Joice Worm dijo...

Ai que bom, Paulita. Aqui em casa todo mundo gosta de cogumelos. Uma vez Paulo (meu marido) fez uma "parrillada" com só com verduras e os cogumelos com molho de manteiga, ficam... sei lá. Uma maravilha!!
Gostei de ler a história daí de Mallorca.
Beijos, linda!