No ano 1909, Dorothy Bates (paleontóloga inglesa), fez um dos descobrimentos mais importantes para a ciencia da ilha onde vivo.
Ela descobriu o fóssil dum pequeno animal dum género e espécie desconhecido, que bautizou como "MYOTRAGUS BALEARICUS", hoje em dia se conhecem seis espécies do género Myotragus, uma delas recebe o nome de Myotragus Bate, em homenagem a ela.
Esse animal, parecido a uma cabra, como diz o seu nome "rata-cabra", peludo e com os olhos diante da cara, é o mais representativo da fauna endémica das ilhas. Parece que chegou às ilhas faz uns 5´5 milhoes de anos.
Sua evoluçao, sem depredadores, foi especial já que tinha umas dentes com incisivos inferiores de crescimento continuo, pequenho tamanho (50-60 cm. de altura) e uns 12Kg. de peso, caminhava e nao sabia correr, incapaz de pular, esse pequenho animal parece que conheceu a chegada dos primeiros homens à ilha; existe a hipótese que foi o homem a causa da su extinçao, pode que seja também a vinda de outros animais o que propiciou a sua desapariçao, só os estudos dos fósseis, que se acham sobretudo nas covas, poderá explicar o que passou com esse animalzinho.
É muito importante o conhecimento do sistema ecológico duma ilha pequena, pode que seja o nosso futuro, ou que sejamos um fóssil mais como o Myotragus.
2 comentarios:
Você falou tudo...Pode ser que nós sejamos os fósseis do futuro.
Grande post!
Muito interessante esse texto, gosto de assuntos relacionados a história e a preservação de espécies de fauna e flora.
Já estou conhecendo um pouquinho da Ilha Mágica.
Bjs
Publicar un comentario